Metafísica da Saúde

Metafísico é tudo o que está além do físico.

Quando eu te proponho uma consulta com base na análise da metafísica da saúde, o que eu quero lhe dizer, é para olhar para o que está além do seu físico.

“O que está realmente causando este desequilíbrio ou esta doença em mim?”

“O que meu corpo está querendo me dizer?”

“Porque estou manifestando isto, desta forma?”

Os princípios da metafísica nos ajudam a compreender muita coisa a nosso respeito.

Nosso corpo e a nossa saúde são as coisas mais sagradas que a gente tem.

Podemos olhar para nós mesmos e para o próximo de uma maneira diferente.

Podemos olhar para as situações e para a vida de uma forma diferente.

Observe o que a vida quer lhe apresentar.

Não precisa doer mais.

Agora, existem muitas ferramentas de diagnósticos e tratamentos específicos em várias áreas, holísticas.

Não são competitivas, são complementares.

Saiba mais sobre o seu caso. Anote sobre as coisas que você quer saber.

Existem pessoas que não estão adoecendo. Muito pelo contrário, estão em processos de despertar, e alguns sintomas podem ser apresentados. Saiba mais sobre o seu caso.

Agora, se quiser saber mais ainda, confira uma definição mais ampla e profunda, diretamente da Fonte.

As inspirações são brasileiras, Valcapelli e Gasparetto. ❤

Metafísica da Saúde

Por Valcapelli e Gasparetto

A Metafísica compreende os aspectos estruturais e energéticos que coordenam as matérias orgânicas e inorgânicas. É um estudo especial sobre a essência do Universo, sua formação e os seres que nele habitam. Ela proporciona uma ótica ampla acerca dos fatores tempo e espaço; da concepção de certo e errado e das categorias imutáveis e eternas, que constituem as causas primitivas dos processos existenciais.

O significado da palavra é: meta = além e física = matéria, portanto, Metafísica refere-se àquilo que está além do físico. Compreende-se as esferas psíquicas, emocionais, energéticas, espirituais e sentimentais. Essa terminologia foi criada por Aristóteles, muito embora o filósofo tenha deixado esse assunto à margem de suas investigações. Esse assunto começou a ser organizado com surgimento da Ontologia: uma parte da Metafísica que estuda o Ser enquanto Ser. A Metafísica parte do princípio de que é a Alma que organiza a matéria e não o físico que cria a essência.

Empregar esse termo para referir-se meramente àquilo que transcende o físico, não faz jus ao profundo significado da palavra. Desde sua criação, ela refere-se ao que é essencial e organizador dos processos estudados. Pode atribuir-se a terminologia a diferentes áreas de estudos, desde que se investiguem os aspectos causais e não simplesmente aquilo que estiver além do fato em si. Usá-lo inadvertidamente, permanecendo na periferia dos processos, sem se aprofundar nas pesquisas, banaliza um termo que traz em si a responsabilidade, por parte de quem o emprega no seu trabalho, de alcançar os fundamentos centrais que definem os objetos da investigação.

A concepção metafísica pode ser empregada em diferentes áreas de estudos. Nós a utilizamos na saúde. Intitulamos nosso trabalho de Metafísica da Saúde no sentido de investigar o corpo como veículo da vida, no qual se manifestam os potenciais e os sentimentos do ser.

Nessa abordagem, os fundamentos metafísicos não estão distantes da sua realidade; ao contrário, é justamente ao ambiente que se manifestam as causas metafísicas dos distúrbios do corpo. A raiz dos problemas físicos está na atitude interior, frente ás situações do cotidiano. A postura da pessoa é determinante para a preservação da saúde, e os conflitos interiores desencadeiam as doenças que afetam o organismo.

O órgão afetado e o tipo de alteração que ele apresenta revelam como as pessoas se encontram numa determinada área da vida e, metafisicamente, correlacionam-se com aquela parte do corpo. Observando e interpretando os comportamentos das pessoas, pode-se ter uma noção da sua vulnerabilidade à determinada doença ou o fortalecimento de um determinado órgão.

O corpo é uma espécie de sensor que acusa o modo como o indivíduo que acusa o modo como o indivíduo lida com os acontecimentos. Cada parte do organismo reflete uma emoção. Portanto, as alterações metabólicas têm origem no desequilíbrio emocional. Todos enfrentam obstáculos, porém cada um reage de determinado jeito. Dependendo do modo como se enfrentam as adversidades, produz-se um determinado estado emocional. Dependendo dessa condição interior, mantém-se a saúde ou são provocadas as doenças.

Os próprios eventos exteriores, por si sós, refletem aquilo que é cultivado interiormente. As atitudes mantidas ao longo da vida atraem as situações compatíveis ao modelo interior, conseqüentemente essas ocorrências provocam os abalos, intensificando os sentimentos nocivos e ocasionando prejuízos à saúde.

O trabalho de observação do ambiente de trabalho e do estilo de vida que a pessoa mantém no lar, serve de visor do mundo interno. Ao mesmo tempo em que são identificados os tipos de reações frente a certos acontecimentos, torna-se possível conhecer as crenças geradoras dos conflitos existenciais.

A aquisição da consciência metafísica das causas das disfunções do organismo  proporciona um importante recurso para a reorganização do mundo interno, que se reflete não somente no corpo, para resgatar a saúde, mas também opera transformações no ambiente exterior. Pode-se dizer que os mesmos conflitos emocionais que causaram a doença, também geraram os acontecimentos, que agravaram os sentimentos nocivos.

As pessoas que vivem neste ciclo vicioso e não se dão conta de que por elas próprias conspiram a favor dos seus insucessos, e, por sua vez, frustram-se. Para conquistar a saúde e melhorar a qualidade de vida, faz-se necessário promover significativas mudanças, começando dentro, para depois proceder no meio.

O primeiro passo é reformular as crenças. Em seguida, mudar a visão de mundo, interpretando os fenômenos exteriores de maneira mais complacente e menos conflituosa. Por fim, adotar novas atitudes, relacionar-se melhor consigo mesmo e com os outros, respeitar seus limites e cuidar do corpo. Assim sendo, a metafísica da saúde representa um importante recurso de auto-ajuda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s